Esta ação é dividida em abas. Explicaremos uma a uma.
Aba Parâmetros Gerais
Campo Descrição: informe o nome da configuração.
Campo Lotação: selecione as lotações da coluna disponível que farão parte da configuração, clique no ícone para mover os itens selecionados ou no ícone para mover todas as lotações para a coluna Selecionados.
Campo Dias Úteis: marque os dias úteis para que o sistema possa identificá-los para cálculo das horas-extras. Os dias selecionados serão considerados como úteis e os não selecionados como não úteis.
Campo Calendário de Feriados: selecione o calendário previamente cadastrado na ação Gestão Recursos Humanos | Calendário | Calendário | Incluir Calendário.
Segmento Tempo de Tolerância:
Campo Faltas: informe a quantidade de minutos-limite para que sejam consideradas como horas-faltas para o servidor. Exemplo: faltas = 10 minutos. Se as horas de um servidor durante o dia somarem 11 minutos, será apresentado relatório 11 minutos de faltas, caso contrário, se somarem 9 minutos durante o dia, será exibido no relatório 0 minutos de faltas.
Campo Atrasos: informe a quantidade de minutos-limite para que o sistema considere atraso. Caso exceda o tempo, os minutos deixarão de ser considerados atraso e passarão a horas-faltas. Exemplo: parâmetro atrasos = 10 minutos. O servidor possui 5 minutos de horas-faltas, o sistema apresentará no relatório espelhos do ponto as colunas atrasos = 5 minutos e faltas = 0 minutos. Caso o servidor possua no dia 15 minutos de horas-faltas, o sistema irá apresentar no relatório: atrasos = 0 minutos e faltas = 15 minutos.
Campo Limitar Atrasos ao Tempo: marcar esta opção para que o sistema limite a quantidade de horas de atraso e considere restante como horas-faltas. Exemplo: parâmetros atrasos = 5 minutos. Se o servidor possuir 30 minutos de horas-faltas no dia, no relatório irá constar 5 minutos de atraso e 25 minutos de horas-faltas.
Campo Horas-Extras: informar a quantidade de horas ou minutos para que o sistema desconsidere as horas-extras, ou seja, até o limite desta quantidade não serão contabilizadas as horas-extras. Caso o servidor realize mais horas-extras do que este parâmetro, as horas serão registradas na coluna horas-extras. Exemplo: 30 minutos, 90 minutos etc.
Campo Limite de Tolerâncias: marcar como devem ser contados os limites de tolerância das horas-extras, faltas e atrasos: somatório diário ou semanal.
Campo Desconsiderar Remarcação: informar neste campo a quantidade de minutos para verificação de marcações consecutivas e muito próximas entre si, ou seja, quantidade de tempo mínima para que desconsidere vários registros de marcações para um mesmo período.
Campo Arredondar Tempo: marcar este campo, para que o sistema arredonde o horário de marcação do ponto, confirme o parâmetro de tempo indicado para cada entrada e saída dos campos seguintes. Exemplo: se nos campos de entrada e saída constarem 00h15min, o sistema irá considerar o seguinte: se o servidor registrar o ponto entre 7h45min e 8h15min, será exibido normalmente, porém, o cálculo como 8h00min.
Segmento Período Noturno:
Campo Separar Adicional Noturno de HE: selecione esta opção para adicionar as horas-extras do adicional noturno, ou seja, serão calculadas e separadas as horas do período noturno (22h00min – 5h00min), sendo considerado trabalho noturno (adicional noturno), e as horas-extras que estiverem dentro deste período serão consideradas extra noturna.
Campo Fator de Multiplicação da Hora reduzida Adicional Noturno: informe o coeficiente de multiplicação para o cálculo do adicional noturno com hora reduzida.
Campo Horas Pertencentes ao Dia Anterior: informe a quantidade de horas que serão somadas ao último registro no dia para que o sistema tenha controle do limite de até quando considerar marcações do mesmo dia. Este recurso é útil para as pessoas que trabalham em período noturno. Quando as marcações de ponto do servidor ultrapassarem para o próximo dia (00h00min), normalmente essas marcações ficarão desorganizadas, já que são registradas no dia seguinte. Utilizando este parâmetro, o sistema irá somar essas horas ao último horário registrado em um dia, passando a ler os próximos horários como sendo desse mesmo dia até este limite de horas somadas.
Campo Horas Pertencentes ao Dia Posterior: informe neste campo a quantidade de horas que deverão ser consideradas para registro do dia posterior. É um parâmetro especial para quem inicia seu horário de trabalho às 00h00min. Exemplo: se digitar 00h30min neste campo, todos os registros realizados entre 23h30min e 23h59min serão considerados como sendo do próximo dia do seu real dia de registro.
Segmento Descanso Semanal Remunerado – DSR:
Campo Quantidade de Horas-Faltas Limite para Abonar o DSR: informe a quantidade de horas-faltas limite para que o sistema não desconte o abono (quantidade de horas de abono) do descanso remunerado da respectiva semana.
Campo Quantidade de Horas Desconto do DSR: informe a quantidade de horas de abono que deverá ser descontada no dia do repouso, em caso de as horas-faltas ultrapassarem o limite.
Campo Dia da Semana do DSR: selecione o dia da semana em que será considerado o dia do descanso semanal remunerado.
Segmento Lançamentos:
Campo Lançar Abono como Horas Trabalhadas: marque esta opção para que o sistema some as horas de abono às horas trabalhadas. Exemplo: com a opção não selecionada: horas trabalhadas = 220:00, horas abonadas = 00:00. Com a opção selecionada: horas trabalhadas = 176:00, horas abonadas = 44:00;
Campo Lançar Descontos como Falta: marcar esta opção para que o sistema some as horas faltas às horas descontadas (abono). Exemplo: o servidor, durante seu período mensal possui o total de 40 horas de faltas e 20 horas descontadas. Com esta opção selecionada, o espelho de ponto ficará da seguinte maneira: faltas = 060:00 e horas descontadas = 000:00. Com esta opção não selecionada, o espelho de ponto ficará da seguinte maneira: faltas = 040:00 e horas descontadas = 020:00;
Campo Trabalho em Feriado Lançado como Extra: marque esta opção para que o sistema considere os dias trabalhados como horas-extras (e não some como horas trabalhadas).
Campo Somar Horas-Extras e Extras Noturnas: marque esta opção para que o sistema adicione às horas-extras as horas noturnas.
Campo Vigência: informe a vigência da configuração.
ATENÇÃO: caso haja necessidade de configurar a próxima aba, NÃO clique no ícone .
Aba Horas-Extras
Segmento Considerar Horas-Extras:
Campo Antes do 1° Período: marque esta opção para que o sistema considere como horas-extras as horas trabalhadas antes do primeiro período (entrada 1) da grade de horários/escala do servidor.
Campo Entre o 1° e o 2° Período: marque esta opção para que o sistema considere como horas-extras o período entre a saída 1 e a entrada 2 da grade de horários/escala do servidor.
Campo Depois do 2° Período: marque esta opção para que o sistema considere como horas-extras as horas trabalhadas depois do segundo período (saída 2) da grade de horários / escala do servidor.
Campo Somente com Autorização: marque esta opção para que o sistema calcule as horas-extras somente para quem possuir autorização (para autorizar geração, acessar manutenção :: alterar ponto).
Segmento Compensar Horas-Extras (Mesmo Dia):
Campo Atrasos: marque esta opção para que o sistema compense os minutos de atraso nas horas-extras do mesmo dia. Exemplo: se o servidor tiver 20 minutos de horas-extras e 10 minutos de atraso, o sistema apresentará no relatório espelho do ponto apenas 10 minutos de horas-extras.
Campo Faltas: marque esta opção para que o sistema desconte das horas-extras as horas-faltas que o servidor possuir.
Segmento Faixas de Horas-Extras:
Campo Dias Horas-Extras: marque os dias em que as horas-extras serão calculadas, conforme o percentual e a quantidade de horas selecionadas. Exemplo: segunda-feira a sexta-feira, percentual de 50% nas primeiras das horas calculadas e o restante das horas serão consideradas de percentual 100%.
Campo Percentual: informe o percentual das horas-extras. Exemplo: 50,00 , 100,00.
Campo Quantidade de Horas: informe a quantidade-limite de horas em que deverão ser enquadrados os percentuais das extras. Exemplo: servidor possui na segunda-feira duas horas-extras; na terça-feira, três horas-extras; e, na quarta-feira, cinco horas-extras. Sendo a configuração de 50% até 1h00min; 100% até 2h00min; e 150% até 23h59min, com cálculos diários, o sistema calcularia: na segunda-feira: 1h00min de hora-extra a 50% e 1h00min hora-extra a 100%. Na terça-feira, calcularia 1h00min hora-extra a 50% e 2h00min horas-extras a 100%. Na quarta-feira, 1h00min hora-extra a 50% e 2h00min horas-extras a 150%.
Campo Cálculo das Horas-Extras: selecione a forma de contagem e enquadramento das horas-extras: diário, semanal ou mensal.
Ao final, clique no ícone para criação da Lista de Formatos Cadastrados.
ATENÇÃO: caso haja necessidade de configurar a próxima aba, NÃO clique no ícone .
Aba Banco de Horas
Campo Ativar Banco de Horas: clique para ativar o banco de horas, ou seja, para que o sistema apenas armazene as horas-extras de falta do servidor em um banco de horas. Com isso, o servidor passará a não ter horas-extras nem horas-faltas em seu relatório mensal.
Segmento Limites do Banco de Horas:
Campo Contagem dos Limites: marque a forma de cálculo dos limites do banco de horas: diário, semanal ou mensal.
Campo Máximo de Horas-Extras: informe a quantidade máxima de horas-débito-extras que poderão ser enviadas para o banco de horas, de acordo com o tipo de cálculo (diário, semanal ou mensal).
Campo Máximo de Débito: informe o limite máximo de horas-débito que poderá ser lançado no banco de horas, de acordo com o tipo de cálculo (diário, semanal ou mensal).
Campo Horas que Excedem o Limite Máximo Lançar em: informe para onde as horas deverão ser registradas: opção banco de horas – será computada como banco de horas a quantidade de extras que exceda o limite máximo (diário, semanal ou mensal). Caso contrário, os extras não excedentes serão contabilizados como horas-extras. Opções horas-extras – serão computadas como horas-extras a quantidade de extras que ultrapassar o limite máximo (diário, semanal ou mensal), caso contrário, os extras não excedentes serão contabilizados no banco de horas.
Segmento Dias a Considerar para o Banco de Dados:
Campo Dias: informe os dias a considerar para o banco de horas.
Ao final de todo o processo, clique no ícone para realizar a configuração.