Esta funcionalidade deve ser a primeira a ser cadastrada, antes do início da inclusão dos eventos e obviamente da inclusão do servidor. Nesta funcionalidade, será possível incluir o quadro de salários e a configuração de suas prováveis progressões, de acordo com legislação vigente.
Nesta ação, o usuário efetuará o cadastramento das classes e seus respectivos valores salariais.
Segmento Dados do Padrão:
Campo Descrição: neste campo, faça a descrição do padrão de acordo com legislação local: Exemplo: para o cargo de Agente Administrativo que inicia no nível 1 padrão A, colocaremos a descrição do padrão (que não é o cargo) com siglas AA-1A.
Campo Horas Mensais: informe a quantidade de horas mensais a serem cumpridas por este padrão.
Campo Horas Semanais: informe a quantidade de horas semanais a serem cumpridas por este padrão.
Campo Valor: informe o valor determinado para os proventos deste padrão.
Campo Tipo de Norma e Norma: selecione o ato administrativo que criou o padrão a ser cadastrado.
Campo Vigência: insira a data de início da vigência deste padrão.
Digamos que na Lei que cria a tabela de quadro e salários seja concedido aos servidores progressão por tempo de serviço. Neste caso, na tabela de Agente Administrativo, a classe se inicia com a letra A e progride até a letra E. Não é necessário incluir um padrão para cada classe, exemplo: AA-1A, outro para AA-1B e assim até AA-1E. Neste campo, podemos cadastrar toda a tabela progressiva, a fim de que o Urbem faça a progressão automática de acordo com a configuração estabelecida.
Segmento Progressão:
Campo Descrição da Progressão: informe a descrição do padrão seguinte ao informado no segmento anterior. Exemplo AA-1B.
Campo Percentual: informe o percentual de reajuste de uma classe para outra.
Campo Valor da Correção: neste campo, o Urbem fará o cálculo a partir do preenchimento do campo percentual, combinado com o valor descrito no campo valor do segmento Dados do Padrão.
Campo Meses Para Incidência: informe a quantidade de meses de incidência de uma progressão para outra. Exemplo: a progressão da classe A para B, normalmente se dá após transcorridos 5 anos de efetiva atividade funcional, sendo dividida em 3 anos de estágio probatório e 2 anos de efetivo serviço. Neste caso, será informada no cadastramento da classe B a quantidade de 60 meses. A partir da classe B até a E, o prazo para progressão seria de 2 anos ou 24 meses, então a cada cadastro soma-se a quantidade de meses mais 24 meses. Sendo assim, da B para C seria 60 + 24, totalizando 84 meses. Em relação à classe A para ser progredido para a classe C, levaria 84 meses, e assim sucessivamente até chegar à última classe.
Ao final, clique no ícone para formar a tabela progressiva, conforme imagem abaixo:
Havendo necessidade de alteração ou exclusão de um cadastro da tabela de progressão, clique no ícone para alterar e/ou no ícone para excluir.
Ao final de todo o processo, clique no ícone para efetivar a operação.