Nesta funcionalidade, é feito o cadastro dos usuários do sistema, a ativação, a inativação, a alteração de senhas, a consulta e, ainda, a definição de permissões no sistema e nas impressoras.
Lembrando que o Urbem usa o conceito de cadastro único e exige o cadastro prévio no CGM para qualquer interação com o sistema. Para inclusão de uma pessoa como usuário, será preciso que ela já esteja cadastrada no CGM.
Clicando em "Incluir usuário", teremos a tela abaixo. Caso opte por clicar direto em "Ok", todos os usuários cadastrados no CGM serão apresentados. Para uma busca mais ágil, temos várias opções de filtro, por meio das quais o usuário poderá escolher. São elas: "CGM", "Nome", "Username", "CNPJ", "CPF", "RG". Selecione um destes filtros para a busca. Para fazer essa inclusão, é necessário ter cadastro no CGM.
Ao clicar em "Ok" diretamente na tela acima, aparecerá a seguinte tela:
Nesse caso, será listado em ordem alfabética e apresentada a quantidade de registro encontrado.
Depois da aplicação do filtro, conforme já visto anteriormente, basta selecionar nos registros trazidos o nome da pessoa que se deseja incluir como usuário do sistema, clicando no ícone à direita do registro desejado.
Após a seleção do usuário, os dados são transferidos para o formulário "Dados Para Usuário", onde deverão ser completados os seguintes campos: "Username", "Senha", "Confirmação da senha", "Status" e "Setor do usuário". Conforme tela abaixo:
O campo "Username" deve ser preenchido com um nome pelo qual o usuário será conhecido dentro do sistema. O login do usuário deverá sempre ser com este username.
Deve ter no máximo 15 caracteres.
No campo "Senha", deverá ser colocada a senha desejada e, depois, confirmada para evitar erros de digitação. O administrador pode criar essa senha e depois passar para o usuário, o qual poderá fazer a alteração dela.
O campo "Status" define se o usuário está apto ou não para usar o sistema.
Nesta ação, o sistema não permite fazer exclusão de usuários, e, sim, inativar; pois, uma vez cadastrado, o usuário não poderá mais ser excluído, visto que os dados referentes a ele ficarão nas tabelas de auditoria do sistema. Portanto, quando for necessário suspender o acesso a determinado usuário, basta alterar o status deste para Inativo, o que impedirá que ele logue no sistema.
No campo "Classificação", será definido o local físico onde o usuário está localizado na hierarquia da prefeitura (organograma). Após o preenchimento dos campos, clicar no botão "Ok" para finalizar a inclusão. Ver tela abaixo:
Observando sempre a barra de mensagens para confirmar o êxito da operação. "Usuário concluído com sucesso".