Esta ação permite a exclusão do órgão, respeitando o nível hierárquico em ordem decrescente. Para a exclusão do órgão, selecione o organograma pela data de implantação e clique no ícone .
Logo após, será apresentada uma nova tela listando todos os órgãos cadastrados para este organograma.
A exclusão do órgão deve ser feita do menor nível para o maior, não é possível excluir órgão superior. Ao tentar excluir órgão superior clicando no ícone , o sistema informará na barra de mensagem:
Excluir órgãos dependentes, veja exemplo abaixo do organograma da prefeitura "Demonstração":
Nível 1 – Prefeitura.
Nível 2 – Secretaria de Administração.
Nível 3 – Departamento de Recursos Humanos.
Nível 4 – Setor de Pessoal.
Ex.: exclusão da Secretaria de Administração que pertence ao nível 2. Não será possível a exclusão direta, pois o Departamento de Recursos Humanos e o Setor de Pessoal estão vinculados à Secretaria de Administração.
Para excluir a Secretaria, será necessário primeiramente excluir o nível 4 – Setor de Pessoal. Para isso, basta clicar no ícone à direita da tela, logo aparecerá a tela para confimação da exclusão do órgão.
Clicar na opção "Sim" para confirmar a exclusão.
No final da tela, na barra de mensagem, aparecerá a confirmação da exclusão do órgão.
Agora, deverá ser executado o mesmo procedimento para excluir o nível 3 – Departamento de Recursos Humanos, pois não há nenhum órgão vinculado a ele.
Executados os procedimentos, a Secretaria está "liberada" para exclusão, pois os níveis 3 e 4 vinculados a ela já foram excluídos.
É importante lembrar que, para a exclusão de qualquer órgão, não pode haver informações vinculadas a ele. Um exemplo seria um servidor vinculado ao órgão Secretaria de Administração. Neste caso, não seria possível a exclusão deste órgão. Caso ele esteja sendo usado em alguma funcionalidade do sistema, será emitida uma mensagem de erro ao tentar excluir.